Tratamentos

Pós-cirurgia bariátrica e grandes perdas ponderais

Após qualquer perda substancial de peso, a pele e os tecidos podem apresentar falta de elasticidade e não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. O resultado da falta de sustentação da pele, que foi severamente estendida, são braços flácidos, mamas que podem achatar e ficar com mamilos apontados para baixo, abdômen pode se estender nas laterais e na zona inferior das costas, o que resulta em uma saliência semelhante a um avental, nádegas, virilha e coxas flácidas, ocasionando bolsas suspensas de pele. Para esses casos, a intervenção cirúrgica de contorno corporal melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, e remove o excesso de gordura e flacidez. O objetivo final é conquistar uma aparência mais normal do corpo, com contornos suaves.
Antes de decidir se submeter ao procedimento, a perda de peso deve estar estabilizada, pois, se você continuar a perder peso, a flacidez vai reaparecer. E se o peso for rapidamente recuperado, você traumaticamente estressará sua pele já enfraquecida, causando estrias e cicatrizes alargadas na pele. Por isso, seu cirurgião plástico indicará quando é adequado começar a reparação do contorno corporal.
As cirurgias de contorno corporal incluem o lifting completo da parte inferior do corpo, tratando nádegas flácidas, abdômen, cintura, quadris e a parte lateral da coxa em um único procedimento ou em vários. Os tipos de incisão podem variar e incluir uma incisão circunferencial, em torno do corpo, para remover o “cinto” de excesso de pele e de gordura. Nos seios, os padrões de incisão para remoção da flacidez serão determinados com base na quantidade de excesso de pele a ser removida. Os mesmos podem incluir uma única incisão ou uma combinação de incisões com padrão circular em volta do mamilo, em uma linha que se estende a partir da aréola ao sulco da mama e, horizontalmente, ao longo do sulco da mama. O implante de mama é recomendado para melhorar a forma e o tamanho. O lifting de braços e coxas trata a flacidez da pele com uma incisão na área das axilas, estendendo-se até a parte interna ou, de trás, da parte superior do braço. Incisões adicionais podem ser necessárias onde quer que haja excesso de pele. Contornos mais suaves e definidos são visíveis quase imediatamente, apesar de inicialmente obscurecidos por inchaço e hematoma. A remodelação dos contornos das coxas é obtida através de incisões na virilha que podem se estender para baixo, até o joelho, ao longo da parte interna da coxa. Melhorar o contorno da parte externa da coxa pode requerer uma incisão diferente. Através destas incisões, o cirurgião plástico irá definir os tecidos, objetivando contornos mais suaves.
Os resultados da cirurgia de contorno corporal, após grande perda de peso, são visíveis quase imediatamente. No entanto, pode levar de um a dois anos, ou mais, para os resultados finais de todos os procedimentos aparecerem completamente. A manutenção do resultado depende da manutenção do peso estável e da boa forma, do seu tipo de pele e de características hereditárias. Como o corpo envelhece, é natural perder certa firmeza com o passar do tempo.

ESTENDIDA – DISTENDIDA
O resultado, em graus variáveis, são braços flácidos, mamas ptosadas (caídas) e sem conteúdo, abdomes com avental frontal ou circunferencial (se estendendo aos flancos), região glútea (nádegas) flácidas e hipotróficas, coxas com excesso de pele e/ou adiposidade residual.
Para esses casos, a intervenção cirúrgica de contorno corporal melhora a forma e, em algumas regiões, o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele. O objetivo final é conquistar uma aparência mais normal do corpo, com contornos suaves
Antes de decidir se submeter ao procedimento, a perda de peso deve estar estabilizada pois, se você continuar a perder peso, a flacidez vai reaparecer. E se o peso for rapidamente recuperado, você traumaticamente estressará sua pele já enfraquecida, causando estrias e cicatrizes alargadas na pele. Por isso, seu cirurgião plástico indicará o momento mais adequado para começar a reparação do contorno corporal.
Os procedimentos cirúrgicos são indicados após avaliação criteriosa de cada paciente, e podem incluir mamoplastia com ou sem implantes de silicone, abdominoplastia clássica ou circunferencial, torsoplastias, lipoaspiração, lifting de braços e coxas, e diferentes outras técnicas.
Os resultados da cirurgia de contorno corporal, após grande perda de peso, são visíveis quase imediatamente. No entanto, pode levar de um a dois anos, ou mais, para os resultados finais de todos os procedimentos aparecerem completamente. A manutenção do resultado depende da manutenção do peso estável e da boa forma, do seu tipo de pele e de características hereditárias. Como o corpo envelhece, é natural perder certa firmeza com o passar do tempo.