Tratamentos

Ritidoplastia

O lifting facial e o minilifting facial são procedimentos cirúrgicos que visam melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço, tais como flacidez de pele, vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores, sulcos (depressões) profundos que se estendem das asas nasais ao canto da boca, gordura localizada, perda de projeção nas maçãs do rosto, perda de tônus muscular na face inferior (podendo causar papada), entre outros.
Graças ao surgimento de novas técnicas, a cirurgia da face é um dos procedimentos mais populares atualmente para tratar os efeitos adversos causados pelo envelhecimento. A cirurgia varia na faixa de minimamente invasiva até cirurgias mais extensas e sofisticadas. Um facelift remove o excesso de pele, aperta tecidos subjacentes e musculares e reduz a pele do rosto e pescoço. Ele pode corrigir flacidez do terço médio da face, linhas de marionete, papada e o bigode chinês. Muitas vezes, inclui a cirurgia das pálpebras.
A ritidoplastia tem indicação quando os sinais do envelhecimento são muito evidentes, mesmo com o uso de maquiagem. Em geral, os melhores candidatos para esta cirurgia são pessoas com sinais iniciais de flacidez na face e pescoço. Por outro lado, pacientes em estágio mais avançado de envelhecimento também se beneficiam, alcançando bons resultados.